terça-feira, 5 de maio de 2015

O Meu Irmão - Afonso Reis Cabral


Com a morte dos pais, é preciso decidir com quem fica Miguel, o filho de 40 anos que nasceu com síndrome de Down. É então que o irmão – um professor universitário divorciado e misantropo – surpreende (e até certo ponto alivia) a família, chamando a si a grande responsabilidade. Tem apenas mais um ano do que Miguel, e a recordação do afecto e da cumplicidade que ambos partilharam na infância leva-o a acreditar que a nova situação acabará por resgatá-lo da aridez em que se transformou a sua vida e redimi-lo da culpa por tantos anos de afastamento. Porém, a chegada de Miguel traz problemas inesperados – e o maior de todos chama-se Luciana.
Numa casa de família, situada numa aldeia isolada do interior de Portugal, o leitor assistirá à rememoração da vida em comum destes dois irmãos, incluindo o estranho episódio que ameaçou de forma dramática o seu relacionamento.

O Meu Irmão, vencedor do Prémio LeYa 2014 por unanimidade, é um romance notável e de grande maturidade literária que, tratando o tema sensível da deficiência, nunca cede ao sentimentalismo, oferecendo-nos um retrato social objectivo e muitas vezes até impiedoso.


Opinião:

Estive quase para não ler este livro, não sou muito de ler literatura contemporânea portuguesa, e como tive uma experiência que não me agradou com o livro de Pedro Chagas Freitas, que decididamente não consegui ler mais que as primeiras páginas, fiquei com receio de ler O Meu Irmão.Mas a curiosidade foi superior, e desde que ganhou o prémio LeYa e sendo o autor tão jovem e falando sobre o Síndrome de Down resolvi arriscar e ainda bem que o fiz, pois adorei o livro.
Uma escrita riquíssima, em descrições realistas que prenderam-me do principio ao fim do livro.
Confesso que o li rapidamente passando de página em pagina sem nunca cansar-me de ler, uma narrativa dura mas realista tanto da sociedade portuguesa como da situação das pessoas que convivem com pessoas com deficiência.Adorei a narrativa do jovem autor .
Afonso Reis Cabral de certeza que irá ser um dos melhores escritores da actualidade, parabéns , e aconselho a ler pois terão uma surpresa assim como eu tive.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!